Conheça a Carreira do Diretor David Fincher

David Andrew Leo Fincher é um premiado diretor e produtor de cinema norte-americano. Conhecido pelo seus filmes no gênero de suspense, o diretor é considerado por muitos como um dos maiores e melhores diretores da sua geração.

David queria desde jovem ser tornar um grande diretor e ele lutou pelo seu lugar na indústria, começando a trabalhar na produção de efeitos especiais de grandes filmes, como Star Wars e Indiana Jones, e também à fazer alguns clipes e comerciais, e um desses clipes que ele dirigiu foi a da famosa música "Vogue" da cantora Madonna.

Durante muitos anos o diretor viu vários diretores que ele admirava serem passados para trás no seu próprio estúdio e naquela época ainda muito jovem, o diretor prometeu a si mesmo que não iria passar por aquela situação, e a forma que ele encontrou pra se livrar disso foi se tornar um especialista em simplesmente tudo. Por isso às pessoas que já trabalharam com ele dizem que ele sabe mais sobre fotografia do que o fotógrafo, e também sabe mais sobre edição do que o próprio editor do filme.

Com certeza a característica mais comentada do diretor é a repetição de takes, pra quem não sabe, takes é a quantidade de vezes que você grava uma cena, e o David faz uma quantidade enorme deles. Por exemplo, o roteirista de A Rede Social disse que a cena inicial do filme foi gravada várias vezes tendo quase 99 takes, até o Fincher está satisfeito. E saiba que essas repetições passam longe de ser um capricho, o diretor faz isso por três motivos, o primeiro é para os atores pararem de atuar e começarem a reagir e essa grande quantidade faz com que os atores fiquem cansados e não prestem mais atenção nas falas que eles estão dando, isso traz reações mais humanas, segundo é que ele aproveita pra mudar os planos durante esses takes, isso faz com que ele teste vários planos, inclusive ele filmar com duas câmeras, e a terceira é que o Fincher sabe o que ele está buscando em cada cena, mas isso é para quando eles forem editar o filme tiverem todos os planos possíveis e poderem escolher o melhor pra contar as histórias.

E também com ele já tendo trabalhado com efeitos especiais, ele sabe usar desse material pra contar as suas histórias, e muitas vezes a gente não percebe esses efeitos, às vezes ele usa do menor detalhe até uma cena toda feita em CGI. O diretor sabe manusear muito bem o foco em objetos que serão importantes pra trama, ele também aumentar a óptica da câmera pra mostrar a ambientação das cenas. E ele sempre sabe escolher bem, desde o roteiro até o casting do filme, e óbvio que ele nunca foi passado pra trás nos seus filmes.

Filmografia

O diretor fez bastante sucesso no gênero de suspense com filmes como Se7ven, Clube da Luta, Zodíaco, Quarto do Pânico, Garota Exemplar e Millennium, mas também fez filmes em outros gêneros, como O Curioso Caso de Benjamin Button e A Rede Social, ele também fez séries renomadas para a Netflix, que são House of Cards e Mindhunter.

Alien 3 (1992)
O primeiro trabalho do diretor foi o terceiro filme da franquia Alien. Apesar desse filme ter momentos icônicos, acabou sendo um trabalho frustante para os fãs da franquia e também para o próprio diretor, já que por ser muito jovem os produtores não davam ouvidos à ele, e por causa disso o diretor começou a escolher melhor os roteiros com qual ele iria trabalhar, pra não ficar frustado daquele jeito novamente.

Se7en - Os Sete Crimes Capitais (1995)
Depois de uma frustante estreia, o diretor fez um filme que é considerado por muitos como um dos melhores de sua filmografia. Aqui começou a parceria do diretor com o ator Brad Pitt, que algumas pessoas até acham que o David Fincher moldou o Brad Pitt para ser o grande ator que ele é hoje, além dele no elenco também temos o grandioso Morgan Freeman, que dispensa comentários, e aqui realmente começou o que seria a grande carreira do diretor.

Vidas Em Jogo (1997)
Após um grande trabalho o diretor fez o filme Vidas Em Jogo, que conta a história de um discreto banqueiro interpretado pelo ator Michael Douglas. Esse pode até ser um dos filmes menos chamativo e memorável do diretor, mas que apresenta uma boa história. Além do Michael Douglas, temos o talentoso ator Sean Penn no elenco.

Clube da Luta (1999)
O filme que com certeza é o mais conhecido do diretor pelo grande público é Clube da Luta, aqui temos ele tendo de novo uma parceria com o Brad Pitt, mas também trabalhando com outro grande ator que é o Edward Norton. Esse filme é um dos melhores do diretor pela sua história, pelos seus personagens e pelo seu plot.

O Quarto do Pânico (2002)
Outro filme do diretor no gênero de suspense foi O Quarto do Pânico, mas aqui o diretor também trabalhou com o horror. A história do filme consiste em pessoas invadindo uma casa, enquanto a mãe e a filha estão dentro de um quarto. No elenco tem a Kristen Stewart, que era uma atriz promissora na época, e a talentosa Jodie Foster.

Zodíaco (2007)
Anos depois o diretor fez o filme Zodíaco. O diretor disse que gostava da idéia de serial killer por isso fez esse filme, mesmo sendo o filme mais longo do diretor ele viu que seria melhor contar essa história em uma série, na qual foi Mindhunter. Mesmo sendo um bom filme ele é muito criticado pelo seu final, aqui o diretor trabalhou com um grande trio de atores, o Mark Ruffalo, o Jake Gyllenhaal e o Robert Downey Jr.

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)
Fugindo do suspense, o diretor fez O Curioso Caso de Benjamin Button. Apesar de não ser uma história real, o caso apresentado é muito interessante, e tem uma história linda. O diretor faz bom uso do CGI e da maquiagem. Esse foi outro filme que ele fez com o Brad Pitt, e a atriz Cate Banchett.

A Rede Social (2010)
Outro filme que fugiu do padrão de suspense foi A Rede Social, que mostrava a história da criação da maior rede social, o Facebook. Nesse filme o diretor trabalhou com atores mais jovens, mas que eram talentosos, alguns nomes eram o Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake e a Ronney Mara.

Millennium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (2011)
Voltando ao gênero de suspense o diretor fez a adaptação de um livro, Millenium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres que tem uma ótima história, esse livro até ganhou outra versão, sueca dessa vez e que teve uma trilogia, o David Fincher queria seguir o mesmo caminho, mas infelizmente não foi pra frente. Aqui ele tinha no elenco a atriz Ronney Mara, e o ator Daniel Craig.

Garota Exemplar (2014)
O filme mais recente do diretor foi sobre um casal nada convencional, outro filme no gênero de suspense, teve como história a morte de uma mulher e que tinha como principal suspeito do assassinato o seu próprio marido, esse filme tem um bom plot e uma excelente história ao longo de sua duração. No elenco temos o ator Ben Affleck e a atriz Rosamund Pike.

Mank (2020)
O próximo filme do diretor será uma biografia sobre o roteirista do clássico Cidadão Kane, Herman J. Mankiewicz, que será interpretado pelo ator Gary Oldman, ganhador do Oscar de 2018 pelo filme O Destino de Uma Nação, tudo que sabemos é que o filme será em preto e branco, e que será utilizado o roteiro do próprio pai do diretor, Jack Fincher, ou seja, esse filme também servirá como uma homenagem póstuma ao pai do David Fincher, e tem lançamento previsto para esse ano.

Então esse foi o tópico sobre esse diretor sensacional, espero futuramente trazer mais posts nesse molde. Também espero que tenham gostado, e não esqueça de comentar nos comentários o seu filme favorito do diretor.