As Eras do Cartoon Network

Por Arthur Caetano


O Cartoon Network, canal norte-americano de Tv por assinatura, propriedade da
Warner Entertainment, divisão da WarnerMedia, da companhia AT&T, foi fundado em Outubro de 1992, por Ted Turner.

Em agosto de 1986, a empresa dele, Turner Broadcasting System, comprou a companhia MGM (produtora e distribuidora), mas depois de 75 dias teve que vendê-la de volta para o ex-dono. Mesmo com o retorno da MGM para o dono anterior, Turner continuou com os direitos de parte da biblioteca de filmes e de televisão da MGM e então formou a Turner Entertainment Co.

Já em 3 de outubro de 1988, foi lançado o canal de TV por assinatura Turner Network
Television, conhecido como TNT, que ganhou muita audiência devido a o grande número de “atrações” que possuía, entre filmes e desenhos.

Em 1991, Turner conseguiu adquirir a Hannah Barbera e juntando com desenhos que que já tinha do catálogo da MGM, Looney Tunes, curtas de Merrie Melodies e o Popeye. Em Fevereiro de 1992, Turner anunciou planos para criar o Cartoon Network. E em 1 de Outubro de 1992, foi lançado o Cartoon Network, o primeiro canal de TV por assinatura que passava desenhos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Durante esses 27 anos de sua existência, além dos desenhos, a “cara” do CN foi mudando. Coisas como a logo, as chamadas e pausas para comerciais foram refeitas, e a cada época que mudava era dado o nome de uma era que serão vistas abaixo.
OBS: Tirando a era Toonix que eu juntarei com a Noods, as eras abaixo correspondem ao Cartoon dos Estado Unidos.

Era Checkerboard (1992-1996)

A primeira era do Cartoon Network. Em relação a o visual dessa era, ele remetia muito ao xadrez, tanto na logo, quanto nas chamadas, que apareciam partes de personagens, como pode ser visto na imagem, e no vídeo abaixo:

Em relação aos desenhos, o Cartoon passava desenhos antigos bem conhecidos como: Looney tunes, que foi o primeiro desenho a ser passado no CN, Os Flintstones, Os Jetsons, Popeye entre outros.
Mas em 1993, foi lançado a primeira série exclusiva do Cartoon Network, The Moxy
Show, que tinha uma animação em 3D, e em seguida, em 1994 foi lançado Space Ghost Coast to Coast, que era um revival humorístico do herói Space Ghost e parodiava talk-shows e foi um marco, pois pegou um herói antigo dos anos 60 e botou ele em situações que ninguém poderia esperar. Foi feito esse método de “novas situações” com a turma do Scooby-doo fazendo um curta parodiando A Bruxa de Blair e a tentativa de revival de Zé Colmeia.

Também nesse ano de 1994, a Hannah Barbera criou uma nova divisão, a Cartoon Network Studios, que começou a trabalhar em um projeto, o What a Cartoon! (Também conhecido como World Premiere Cartoons ou Cartoon Cartoons). Esse show estreou no ano seguinte, 1995, e apresentava curtas animados da Hanna Barbera e de artistas independentes. Foi nesse show que surgiram vários dos desenhos mais conhecidos do CN.
Em 1996 a Turner Broadcasting System se juntou a Warner Media, o que também deu direitos de mais episódios de Looney Tunes e de passar desenhos novos da Warner. E nesse mesmo ano foi lançado, depois de seu curta no What a Cartoon!, um dos desenhos mais conhecidos do CN, O Laboratório de Dexter, que abriria caminho para muitos mais shows do Cartoon nas próximas eras.

Starburst (1997-1998)

Mas uma era de transição do que uma era como as outras, essa normalmente é juntada a Checkboard e é muito esquecida. Essa era foi caracterizada pelo brilho que tinha no logo da Cartoon, que era o mesmo que do Checkboard.

Foi nessa era que foram lançados mais 3 desenhos originais do Cartoon como:
Johnny Bravo, A Vaca eo Frango e seu segmento Eu sou o Máximo.

Powerhouse (1998-2004)

Uma das eras mais duradouras e aclamadas do Cartoon Network, Powerhouse. Agora, em vez das chamada no estilo“xadrez”, as chamadas eram feitas com os próprios desenhos do Cartoon, e o fundo com a logo sempre havia uma cor forte, que poderia mudar de acordo com o horário (Amarelo para manhã, verde para a tarde e azul para a noite). E em relação ao nome da era, ele vem da música Powerhouse, de Raymond Scott, que era usado durante as chamadas e vinhetas. Mas depois de um tempo ela não foi sendo mais usada e foi substituída com temas genéricos.


Nessa época também foram lançados outros clássicos do CN como:
As Meninas Super Poderosas;
Du, Dudu e Edu;
Mike,Lu e Og;
Coragem, o cão covarde;
Sheep na cidade grande;
Esquadrão do tempo;
Samurai Jack;
Diabólico e Sinistro (que depois teria dois spin-offs: Aventuras de Billy e Mandy e Mal encarnado);
Robô Jonas;
KND: A Turma do Bairro;
Star Wars: Clone Wars;
Mega XLR;

Após cancelamentos de desenhos do What a Cartoon!, o CN passou por uma repaginada, até com uma nova logo, o que levará a próxima era: City.

City (2004-2006)
This is Cartoon Network


Outra das eras mais aclamadas do CN, visualmente a City, como já dito mudou o logo da Cartoon, como visto acima, e agora as chamadas, vinhetas, comerciais, eram os personagens de desenhos interagindo num cidade. Essa cidade também apareceu no crossver Nexus (Episódio crossover entre Ben 10 reboot, Steven Universo, Teen Titans Go! e OK K.O) mas estava toda destruída. Essa era também é fundida com as eras subsequentes: Yes!, Summer 2007 e Fall.


Como dito no final da era PowerHouse, vários desenhos antigos do Cartoon foram cancelados nessa época, mas passavam em reprise, mas como sempre temos desenhos novos como: A Mansão Foster para amigos imaginários Hi Puffy Amiyumi, os já citados Billy E Mandy e Mal Encarnado, Juniper Lee, Acampamento de Lazlo, Meu amigo da escola é um macaco Ben 10.
Também começou a se passar filmes em live-action durante essa era.

Yes! (2006-2007)

Como dito, é normalmente juntada ao City e também usava algumas vinhetas. Também usava vinhetas de fundo vermelho com os personagens.


Como é uma “era de transição”, temos poucos desenhos originais nessa época, sendo eles: Andy e seu esquilo, Chowder e Class of 3000. Também foram lançados filmes de KND, Mansão Foster e o piloto-filme de Out of Jimmy’s head.

Summer 2007 (2007) e Fall (2008)

Duas eras comemorativas para as estações, não há muito que falar sobre elas.
Intro da era Summer


Intro da era Fall


Durante a Fall, estrearam alguns desenhos como: Chowder, Transformers, Johnny Test, The Mr. Men Show, a continuação de Ben 10, Ben 10: Força Alienígena, as trapalhadas de Flap Jack e a primeira série em live action, Out of Jimmy’s Head. Além disso aconteceu a estreia de desenhos canadenses como: George, o rei da floresta, Drama Total e Bakugan além de outros.

Durante essas 4 eras aconteceram estreias de desenhos que aumentaram a audiência do Cartoon como: O que há de novo Scooby Doo ?, Liga da Justiça, Jovens Titãs,
Robotboy e outros. Há pessoas que dizem que a partir da Fall, o canal começou a decair.

Noods (2008-2010) e Toonix (2010-2012)
As eras Noods e Toonix são bem parecidas, as duas tem bonecos que apareciam durante as vinhetas e chamadas dos desenhos, as diferença é que os bonecos eram diferentes e a era Toonix ocorreu na América latina.

Noods



Toonix



Em relação a desenhos dessa era e do começo das próximas, eles são bons, alguns nem tanto como de eras passadas. Eles eram: Sábados secretos, Super Hero Squad,
Garfield, Hora de Aventura, Hero: 108, Scooby Doo: Mysterio SA, Ben 10: Supremacia Alienígena, Mutante Rex, Nova versão de Clone Wars e Batman: Os bravos e destemidos. Também mais desenhos canadenses como Drama Total Action.

CHECK it (1.0, 2.0, 3.0, 3.5 e 4.0) YEEEAUHHHH! e Dimensional (2010-2016)

Uma das confusas, porque contém “eras dentro das outras”, misturavam blocos e gifs coloridos principalmente. Tinham como cores predominantes o azul, amarelo e magenta.



Dois dele como exemplo, se procurar vai achar mais, obviamente.

Como temos vária eras em um período de tempo, vários desenhos foram lançados, então só alguns serão listados aqui:
Apenas um Show;
Mad;
O Incrível Mundo de Gumball;
Titã Simbiônico;
Show dos Looney Tunes;
Thundercats;
 Laranja Irritante;
Justiça Jovem;
Lanterna Verde;
Ben 10 Omniverse;
Titio Avô;
Steven Universo;
Mixels;
Show do Tom e Jerry;
Clarêncio: O Otimista;
Ursos Sem Curso;
Poderosas Magiespadas;
Ok K.O;
Unigata e Craig of the Creek;

Tivemos as miniséries, Over the Garde Wall e Long live the royals.
Também tivemos os temidos reboots: Jovens Titãs em ação, Meninas Superpoderosas e Ben 10.

Final da Dimensional e Mashup (2016-Agora)


As últimas eras, por enquanto, do CN. Como nas eras anteriores, apareciam vinhetas e chamadas dos personagens, e possuem cores fortes.

Dimensional


Mashup


Ocorreu a adição de vários desenhos, além de alguns já mencionados anteriormente. Eles estão ai pra tentar dar um revival no CN atual, que está bem fraco. Temos: Maçã e Cebola, Acampamento de Verão, Megaman, Transformers Cyberverse, Victor e Valentino, Trem Infinito, Mao Mao e outros.
Mas em contrapartida teremos o temido reboot Thundercats Roar.
E também estão agendadas pra esse ano a série Spin-off de Ursos Sem Curso, Lucas a Aranha e Eliott da Terra

Então foi isso pessoal, o post ficou meio grande mais foi necessário.