Curiosidades sobre o Afeganistão

 


VIVA O TALIBÃ! 


Trago hoje algumas curiosidades sobre o Afeganistão, vem comigo conferir.

1 - As primeiras pinturas a óleo no mundo não foram produzidas na Europa durante a Renascença, e sim no Afeganistão, nas cavernas de Bamyian (no planalto central) em torno de 650 a.C.

2 - Na região de Bamyian, no centro do planalto central do Afeganistão, floresceu uma civilização budista que viveu por ali entre os séculos II e IX, quando houve uma invasão islâmica. Neste local, se encontravam as duas maiores estátuas de Buda do mundo, que foram destruídas pelo regime Talibã em 2001.

3 - O ano novo é celebrado em 21 de março e chamado pelos afegãos de Nawroz.

4 - A poesia é uma parte importante da cultura afegã. Tanto é que na cidade de Herat as pessoas costumam reservar as noites de quinta-feira para recitar versos de poetas antigos ou recentes do país.

5 - Entre 60% e 80% dos casamentos são arranjados e cerca de 57% das mulheres casam-se antes dos 16 anos.

6 - O nome oficial do país é República Islâmica do Afeganistão e sua capital, a cidade de Cabul.

7 -  As cidades mais populosas são, pela ordem: Cabul, Kandaar, Herat, Mazar-i-Sharif e Jalalabad.

8 - Com a saída dos soviéticos, os afegãos finalmente teriam paz, certo? Errado. Iniciou-se uma guerra civil sangrenta, que terminou com a tomada do poder por um grupo fundamentalista religioso chamado Taleban. Por apoiar a rede terrorista Al Qaeda, a quem cedeu campos de treinamento em solo afegão.

9 - Embora sejam falados vários idiomas no país, apenas o Dari e o Pashtun são considerados línguas oficiais. Um detalhe: ambas são línguas indo-europeias. Possuem um parentesco maior com as línguas faladas na Europa do que com o árabe, por exemplo.

10 - O Afeganistão é o maior produtor de ópio do mundo. Quase toda a heroína consumida na Europa possui origem afegã.

11 - O dia 15 de agosto de 2021 ficou marcado como o dia em que o Talibã retomou o controle sobre Cabul, capital do Afeganistão.

12 - Praticado em países como Paquistão e Afeganistão, o buzkhashi é um esporte que consiste em agarrar a carcaça de uma cabra e arremessá-la através de uma linha do outro lado do campo ou dentro de um círculo. Para isso, o praticante  que deve estar montado em um cavalo, precisa driblar os adversários ou afastar as suas montarias com chicotadas ou golpes com tacos. 


مننه!

ګورو به!