Fomos Tomados pela Nostalgia?

    

Por: Paulo

===



    Nos últimos anos tenho acompanhado um sentimento de nostalgia bastante presente na música, séries e filmes. Poderia afirmar que um dos maiores exemplos disso foi o surgimento da série Stranger Things em 2015, que desde a estreia é  mesclada de clássicos dos anos 80 como o filme Conta Comigo e nessa última temporada trouxe referências de A Hora do Pesadelo. Quando vamos para TV podemos notar a série do Prime Video, O Senhor dos Anéis - Anéis de Poder que traz de volta a magia que ganhou as telas em 2001 sob direção de Peter Jackson. Aliás a série foi assistida por mais de 100 milhões de pessoas no mundo todo.  

    Outra obra que foi revivida foi Entrevista com o Vampiro de Anne Rice, em 1994 o filme foi protagonizado por Brad Pitt, o vampiro da obra, nessa nova roupagem o ator escolhido para viver Louis foi Jacob Anderson. 

    Outras histórias que ganharam reboot foram Anos Incríveis de 1988 e Um Maluco no pedaço de 1990.

    Fechando a leva de séries e indo para os filmes tivemos a volta de clássicos dos anos 80, 90 e anos 2000 como Jurassic World (2015), It A Coisa (2017), Os Incríveis 2 (2018), Convenção das Bruxas (2020), Space Jam (2021), Caça-Fantasmas: Mais Além (2021), Matrix Ressurections (2021), Abracadabra (2022), Desencantada (2022), Gato de Botas 2 (2022), Top Gun: Maverick (2022). E em 2023 ainda teremos um filme sobre a história de Willy Wonka e especula-se a continuação de Legalmente Loira, esse seria o terceiro filme da franquia.

    Na música essa sensação nostálgica foi sentida em músicas como Garota de Ipanema que foi sampleada por Anitta para gravar Girl From Rio e Take On Me do A-Ha usada por The Weeknd para seu grande hit Blinding Lights. Outros que abusaram dos samples foram Beyoncé, Dua Lipa, Latto e Jack Harlow. E ainda falando de Stranger Things, nessa última temporada a série fez bombar a canção Running Up That Hill (A Deal with God), música lançada em 1985 por Kate Bush. E não dá para deixar de mencionar Elton John que misturou faixas de sucesso de sua carreira e deu um toque moderno e dançante, Cold Heart com Dua Lipa e Hold Me Closer com Britney Spears são uma prova disso. 

    E aí, qual outra obra do passado poderia voltar repaginada ou ganhar uma continuação? Diz aí nos comentários.