CINEMA: Nostalgia noventista: o melhor dos anos 90



Texto de Matheus Eira

A década de 90 tem sido bastante referenciada na mídia desde o surgimento da série Stranger Things, da Netflix. Diversos filmes recentes buscam inspiração nesse período como forma de tentar lucrar em cima da nostalgia crescente de pessoas que sempre consideram que o passado oitentista é o ápice da cultura pop. Entretanto, por mais que haja uma verdade nisso, os anos 90 trouxeram ótimos filmes que marcaram a cultura pop até hoje. Foi pensando nisso que o COMUNICA elaborou um guia com diversos filmes que são o retrato da geração noventista.
1- Pulp Fiction: Tempo de Violência, 1994
Sinopse: Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar uma luta que deveria perder.

Pulp Fiction foi o primeiro grande sucesso do diretor Quentin Tarantino e foi responsável por dar ao cineasta o seu primeiro Oscar. O filme é uma sucessão de tragédias que se cruzam em determinado ponto para cenas de ação sangrentas, tensões, intrigas e humor negro.

2- Matrix, 1999
Sinopse: Um jovem programador (Keanu Reeves) é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade.
Matrix foi o maior sucesso da carreira das irmãs Wachowski, e responsável por revolucionar os blockbusters de ação nos anos seguintes. O filme tem um roteiro excelente que usa diversas alegorias filosóficas para discutir o que é real. Quem aí não lembra da icônica cena em câmera lenta na qual Neo desvia de inúmeros tiros?
3- Titanic, 1997
Sinopse: Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.
Segundo grande filme de James Cameron na década de 90, Titanic foi um fenômeno cultural. O filme arrecadou cerca de US$ 2 bilhões de dólares nas bilheterias mundiais e encantou toda uma geração com a história de amor de Jake e Rose. O filme foi tão celebrado que ganhou 11 estatuetas do Oscar e fez história na cultura pop.
4- Jurassic Park, 1993
Sinopse: Em uma ilha remota, um rico empresário monta um parque temático com dinossauros vivos, criados a partir de DNA pré-histórico. Antes de abri-lo ao público, ele convida um conceituado paleontologista e sua namorada paleobotânica, um renomado matemático e também seus dois netos para conhecerem o parque – e ajudarem a acalmar investidores ansiosos. Mas a visita não é nem um pouco tranquila, já que os predadores pré-históricos escapam e começam a caçar os habitantes da ilha.
Steven Spielberg já marcou toda a geração da década de 80 com E.TO Extraterrestre, mas em Jurassic Park, ele fez toda a geração noventista se maravilhar e ter medo dos dinossauros da Ilha Nublar. O filme é uma grande aventura que encanta, diverte e assusta os espectadores com dinossauros bem realísticos e questionando os limites da ética genética.
5- O Exterminador do Futuro 2: Dia do Julgamento Final, 1991
Sinopse: O andróide T-800 (Arnold Schwarzenegger) é enviado de volta no tempo para salvar o jovem John Connor (Edward Fulong) das garras do T-1000, um andróide avançado feito de metal líquido.
Primeiro sucesso de James Cameron na década de 90, o filme foi um marco por ser uma das poucas continuações que superam o filme original. Toda a construção da relação entre John Connor e o T-800 é tocante e o arco de Sarah Connor ( Linda Hamilton) a transformou em uma das bandas mais famosas da cultura pop.
6- Toy Story, 1995
Sinopse: Woody é um boneco cowboy de bom coração que pertence a um jovem chamado Andy. Porém vê sua posição como o brinquedo favorito de Andy comprometida quando a mãe dele compra um outro brinquedo, o Buzz Lightyear, uma boneco de ação.

Sendo a “primeira” animação feita totalmente em computação gráfica, esse filme foi só o começo de uma grande trilogia. A trama passa mensagens importantes sobre inveja e companheirismo; e traz uma excelente animação pra época em que foi produzida. Ao infinito e além!

7- Ghost: do outro lado da vida, 1990
Sinopse: Sam Wheat (Patrick Swayze) é um banqueiro apaixonado por sua namorada, Molly (Demi Moore). Ele acaba morto em um assalto e descobre que Molly também corre perigo. Para salvá-la, ele pede ajuda a uma médium que vive de enganar as pessoas.
Antes do fenômeno TitanicGhost foi responsável por emocionar diversas plateias e ser um dos romances mais memoráveis do cinema. A presença da ilustre Whoopi Goldberg como Oda Mae Brown garante boas risadas e uma ótima trilha sonora fazem desse filme um marco sendo ganhador de 2 Oscar e com US$ 500 milhões de dólares arrecadados nas bilheterias mundiais.
8- Uma Linda Mulher, 1990
Sinopse: Magnata perdido (Richard Gere) pede ajuda para uma prostituta (Julia Roberts) que “trabalha” no Hollywood Boulevard e acaba contratando-a por uma semana. Neste período ela se transforma em uma elegante jovem para poder acompanhá-lo em seus compromissos sociais, mas os dois começam a se envolver e a relação patrão/empregado se modifica para um relacionamento entre homem e mulher.
Um conto de uma Cinderela moderna, esse filme tem um charme especial para os apreciadores do gênero romance. A carismática Julia Roberts e o galante Richard Gere interpretam um casal numa relação pouco usual que se transforma em amor.
9- Thelma & Louise, 1991
Sinopse: No Arkansas, garçonete quarentona (Susan Sarandon) e jovem dona de casa (Geena Davis), resolvem fazer pequena viagem para fugir da rotina. Quando param num bar, matam um estuprador e fogem, com destino ao México, mas são perseguidas pela polícia.
Thelma & Louise tem uma excelente história, que mostra as consequências da sociedade machista na vida das mulheres. As personagens são amigas que, numa situação difícil, vão modificando seus comportamentos de forma radical para evitar serem mais uma repetição da história das mulheres loucas. O filme trata de temas como amizade, machismo, empatia, traumas e mudanças. Foi um verdadeiro marco para o cinema e tem um roteiro excelente.
10- Clube da Luta, 1999
Sinopse: Um explosivo sofredor de insônia (Edward Norton) e um carismático vendedor de sabonete (Brad Pitt) canalizam agressão primitiva masculina transformando-a em uma nova e chocante forma de terapia. Formam-se diversos clubes da luta clandestinos em cada cidade, até que uma mulher sensual e excêntrica entra na jogada e desencadeia uma situação fora de controle rumo ao caos.
David Fincher entregou um grande filme que explora os limites da psique humana e demonstra que a violência ainda é vista por muitos como forma de fortalecer o caráter de um indivíduo. A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta.