Jornalismo no Cinema

Por Matheus

O jornalismo como o conhecermos foi moldado principalmente da década de 50 quando o jornalismo factual foi implementando em algumas redações de jornais estadunidenses.Essa lista apresenta alguns clássicos do cinema e produções mais recentes nos quais a profissão do jornalista é representada. Contém algumas dramatizações de casos de grande importância histórica tais como o escândalo de Watergate.

1- Todos Homens do Presidente, 1976

Dirigido por Alan J. Pakula, o filme conta a história real dos jornalistas Bob Woodward
e Carl Bernstein que trouxeram à tona a famosa história do caso Watergate. A trama aborda o início da investigação dos jornalistas, sua relação com as fontes do caso e como a diretoria do Washington Post lidou com toda a situação. Recebeu sete
indicações ao Oscar e levou quatro estatuetas incluindo melhor roteiro adaptado.
Um verdadeiro clássico.

2- Spotlight: Segredos Revelados, 2015

Dirigido por Tom McCarthy, a trama aborda a história real de uma equipe de
investigadores do jornal The Boston Globe que fez uma matéria na qual expõem um
sistema na igreja católica que é conivente com abusos de crianças e que acobertava padres pedofilos por todo o mundo. Recheado com um elenco de primeira, o filme ganhou duas estatuetas do Oscar 2016 incluindo Melhor Filme e Roteiro Original.

3-Frost/Nixon, 2008

Dirigido por Ron Howard, a trama reconta os bastidores da famosa entrevista do ex-presidente dos EUA, Richard Nixon, com o jornalista britânico David Frost. A entrevista se deu após o escândalo Watergate que causou a renúncia de Nixon à presidência dos EUA e mobilizou milhões de pessoas que buscavam respostas sobre os atos do ex-presidente. Recebeu cinco indicações ao Oscar incluindo Melhor Filme.

4-The Post: A Guerra Secreta, 2017

Dirigido por Steven Spielberg, a trama conta o escândalo dos Papéis do Pentágono na
época da Guerra do Vietnã sob a perspectiva dos executivos e repórteres do jornal The Washington Post. Recheado com nomes de peso como Meryl Streep e Tom Hanks, o filme abusa dos clichês, mas é bastante eficiente ao demonstra o poder e responsabilidadeda imprensa em tempos difíceis.

5- Herói por Acidente, 1992

Dirigido por Stephen Frears, o filme é uma ácida crítica à indústria jornalista norte-americana e sua obsessão por matérias sensacionalistas. A trama conta a história de uma repórter que inicia uma busca por um andarilho que salvou diversas pessoas de um avião em chamas, mas o personagem em questão não é do tipo que fica bem nas
manchetes dos jornais.