Avenida Brasil: A Novela que Parava o País


Por: Alexandre (Xandão do disqus)

===========================

 Oi, pessoal do Recreio. Sim, eu estou de volta ao site. O mau filho à casa torna.


    Aqueles que me conhecessem, sabem que não sou um grande fã de novelas. A última que assisti foi Três Vezes Ana, ano passado no SBT, mas deixando isso de lado, estou aqui para falar de uma novela que, na minha opinião, teve feitos que dificilmente serão superados. Avenida Brasil.

    Lá em 2012, João Emanuel Carneiro estreava aquela que seria uma trama sobre vingança. Eu gostava muito de acessar o Twitter e conversar com meus amigos. E falando sério: Eu nunca tinha visto uma novela fazer o que Avenida Brasil fez.

    Hoje em dia muito se fala sobre a queda das novelas das 9 da Globo. Entra fracasso, sai fracasso, ou no máximo algo mediano. Tem vários motivos pra isso estar acontecendo, mas não cabe dizer nesse post.

    Avenida Brasil teve uma repercussão tão forte, que mesmo sem assistir, eu estava ciente dos acontecimentos do enredo. Era impossível entrar nas redes sociais e não ficar sabendo. Todo mundo comentava. A música de abertura criou a hashtag #OiOiOiX, no Twitter, onde X era o número do capítulo da novela. Praticamente todos os dias ficava em primeiro lugar nos assuntos mais falados.

    Não demorou muito para que trocentos canais do Youtube se rendessem ao sucesso dessa novela. Não foram poucos os criadores de conteúdo online que beberam da fonte, seja fazendo paródias ou simplesmente vídeos comentando os capítulos. Mas não foi só no Youtube. A repercussão da trama foi tão forte que praticamente todas as outras emissoras falavam de Avenida Brasil. Alguns exemplos:

- Na Band, o programa Pânico na Band criou a paródia "Avenida Barril", com o elenco imitando os personagens.

- Na RedeTV!, o Saturday Night Live criou a paródia "A Viela Brasil", num estilo semelhante ao do humorístico anterior.

- No SBT, o programa "A Praça é Nossa" criou o personagem "Bufão", interpretado por Alexandre Porpetone, que satirizava a "inocência" do personagem Tufão ao ser traído na novela original.

    Se você acha que isso ainda é pouco, no último capítulo da trama, eu cheguei a ver um artista da Record comentando no Twitter que nunca tinha visto uma novela tão f***. Teve mais de 40 pontos de média na maior parte dos capítulos, e inacreditáveis 56 pontos no capítulo final.

    Mas por que fez tanto sucesso assim?

    Avenida Brasil contava a história de Rita/Nina, uma menina cujo pai Genésio foi morto atropelado pelo jogador de futebol do Flamengo, Tufão, em um acidente na rua que leva o nome da novela. Sua madrasta, Carminha a abandona em um lixão, onde a garota cresce sonhando um dia poder se vingar de sua ex madrasta. Os personagens caíram nas graças do público, gerando uma legião de fãs, principalmente dos protagonistas Nina/Rita, Carminha e Tufão.