Os Diferentes Tipos de Calendários - Parte I


Por: Ricardo Schmidt

====

Por muitos séculos, a humanidade tentou calcular o tempo, a duração dos dias, meses e anos com a maior precisão possível. Mas as diferenças culturais e geográficas fizeram diferentes povos terem diferentes calendários. 




Calendário Chinês



Foi desenvolvido pelo anos 771 e 476 A.C. O calendário tem os meses baseados no ciclo da Lua, o que dá 354 dias por ano, e para ajustar aos 365 dias da Terra ao redor do Sol, a cada 3 anos se inclui um décimo terceiro mês. 

Ainda é usado para indicar os feriados, mas na China moderna o calendário ocidental já é dominante.




Calendário Etíope


Calendário solar derivado principalmente do calendário egípcio, que tinha 365 dias no ano, com a adição de um dia extra a cada 4 anos. O ano atual na Etiópia é 2012. 




Calendário Islâmico




Possui 12 meses, com 354 dias no ano. O ano atual é 1440. O ano 1 foi o ano em que Mohammed saiu de Meca para Medina, ano 622 no calendário ocidental. 




Calendário Iraniano



Atualmente no ano 1397, foi usado por muitos séculos no Irã desde os tempos persas. 




Calendário Hebreu



Uma evolução do calendário babilônico, atualmente no ano 5779. Usado principalmente para datas religiosas.




Históricos


Calendário Babilônico


Também possuía 12 meses, e 1 mês extra quando necessário. 




Calendário Asteca


Usado nos tempos pré-colombianos, o calendário asteca já utilizava um ciclo de 365 dias, além de um ciclo de 260 dias, que ao longo do tempo formariam um "século" de 52 anos.




Calendário Maia



No calendário, similar ao asteca, também havia 365 dias no ano, e o ciclo de 52 anos, além de um ano possuir 18 meses.




Calendário Inca


Os incas usavam um calendário tanto solar quanto lunar, que precisava de certos ajustes de tempos já que há uma diferença de 11 dias entre os dois. Apesar disso, os dias não tinham nomes e nem eram agrupados em semanas, e nem em meses.




Calendário Egípcio


Possuía um ciclo padrão de 365 dias, com uma divisão de 120 dias ao ano, além de 5 dias extras fora desses ciclos. Cada temporada de 120 dias era dividida em 4 de 30 cada, somando 12 meses ao ano.