Absorver, processar e encantar.


Por que dois números tão simples como 3 e 7 podem ter um apelo psicológico e visceral em nosso subconsciente?

Começaremos pelo que poderia explicar esse fenômeno, a "heurística":

* A heurística representa a forma como nós simplificamos o entendimento de questões complexas, seja porque precisamos decidir a partir de informações incompletas ou porque nos encontramos em situações de incerteza.

* É também chamada de “atalho mental”, ela ocorre de forma inconsciente e intuitiva, tem como norte elementos como a experiência (socializações), o modo de pensar, a criatividade e a imaginação.

* Longe de ser uma solução ideal, ela permite se alcançar objetivos de imediato, por meio de uma regra geral ou mesmo do bom senso/senso comum.

E o quê a heurística e os números 3 e 7 têm em consonância?

* Por que o número 7 causa uma resposta tão visceral em nosso cérebro? Por que nenhum fabricante de caça-níqueis transformou sua sequência de jackpot em três consecutivas ou até cinco em cinco? Afinal, um e cinco são números perfeitamente bons. O fato é que, historicamente, o número 7 desempenhou um papel significativo na sociedade, cultura, religião e até na psicologia.

* Em uma pesquisa feita pela JavaShipped, entre o número um e o dez, o número 7 é escolhido como o mais satisfatório, confiável e até pelo qual as pessoas mais gostavam. Confira:



* Saindo do mundo internetês. O matemático Alex Bellos também pediu a ((44.000)) pessoas para nomear seu número favorito e mais de 5.000 delas nomearam o número 7, muito mais do que qualquer outro número. De fato, peça às pessoas para nomearem um número de um a dez e muitos nomearão o número sete, como muitos mágicos sabem.

E aqui estão alguns motivos para termos tanta confiança e apego por este número. Segue o fio:

1) Tem sido significativo desde os tempos antigos. Foi destaque em muitas culturas antigas. As mais famosas de todas foram as sete maravilhas do mundo, que constituíam uma lista de belezas monumentais para todos os viajantes do mundo; a Grande Pirâmide de Gizé; os Jardins Suspensos da Babilônia; o Templo de Ártemis em Éfeso; a Estátua de Zeus em Olímpia; o Mausoléu em Halicarnasso; o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria.

2) Teve significado em quase todas as principais religiões e culturas. No Antigo Testamento, o mundo foi criado em seis dias e Deus descansou no sétimo, criando a base da semana de 7 dias que usamos até hoje. No Novo Testamento, o número 7 simboliza a unidade dos quatro cantos da Terra com a Santíssima Trindade. O número 7 também é apresentado no livro do Apocalipse (sete igrejas, sete anjos, sete selos, sete trombetas e sete estrelas). O Alcorão fala de 7 céus e os peregrinos muçulmanos andam pela Kaaba em Meca (o local mais sagrado do Islã) 7 vezes. No Judaísmo, o 7 tem um simbolismo sagrado: está presente em um dos principais objetos do culto, ou seja, a menorah, o candelabro de sete braços. No hinduísmo existem 7 mundos superiores e 7 mundos inferiores, e no budismo o Buda recém-nascido se eleva e dá 7 passos.

Algumas imagens para quem curte teologia e essas mitologias: 





3) Corresponde à nossa capacidade de memória. Em 1956, George Miller, da Universidade de Harvard, escreveu o que hoje é considerado um dos trabalhos clássicos em psicologia, ele demonstrou que a maioria das pessoas pode reter aproximadamente sete itens de informação em sua memória de curto prazo (quando forem estudar, dividam matérias em 7 ítens diferentes, isso ajuda demais na absorção rápida do conteúdo. 😘). É por isso que os números de telefone nos EUA e em muitos outros países tendem a ter 7 dígitos (o código de área não é válido), pois é o número que a maioria das pessoas provavelmente se lembram (embora os celulares tenham eliminado a necessidade de digitar/decorar o telefone de alguém, até o nosso).

Bônus histórico: A independência do Brasil é celebrada em 7 de setembro. A palavra "Brasil" aparece 7 vezes dentro do hino nacional. Atualmente o país está em sua 7ª constituição (por enquanto, AI-5 👍😎🤪) e 7 é o número de cargos eletivos nas eleições brasileiras.

Bem, já deu pra perceber como esse número é significativo em diversas culturas e religiões, com fortes fatores sociais, históricos e numéricos. E é toda essa combinação de fatores que sustenta o fascínio do número 7 e a influência que ele exerce sobre nossas decisões corriqueiras do dia-a-dia. 

Prontos para descobrirem sobre a regra dos três? (Não é regra de três, viu?). Segue o fio:


* A regra dos três é um princípio de (escrita), não mais um princípio cultural ou matemático, que sugere que um trio de eventos ou personagens é mais engraçado, satisfatório ou eficaz do que outros números. Dessa forma, é mais provável que o público dessa forma de texto se lembre das informações transmitidas, porque ter três entidades combina concisão e ritmo com a menor quantidade de informações para criar um padrão. Faz com que o autor ou o palestrante pareça conhecedor, sendo ao mesmo tempo simples e cativante.

* Slogans, títulos de filmes e uma variedade de outras coisas foram estruturados em três, uma tradição que surgiu da narrativa oral. Exemplos incluem os Três Porquinhos, os Três Cabritos Rudes e os Três Mosqueteiros. Da mesma forma, os adjetivos geralmente são agrupados em três para enfatizar uma ideia.

* A frase em latim "omne trium perfectum" (tudo o que vem em três é perfeito ou, todo conjunto de três está completo) transmite a mesma idéia que a regra dos três.

Múltiplas usabilidades:

* Na fotografia, a regra dos terços produz um efeito semelhante ao dividir uma imagem em três na vertical e na horizontal. (Links no final do post, é muito interessante)

* Um tricolon é um uso mais específico da regra dos três, em que três palavras ou frases são iguais em tamanho e forma gramatical.

* A hendiatris é uma figura de linguagem da língua inglesa onde três palavras sucessivas são usadas para expressar uma única idéia central. Como slogan ou lema, isso é conhecido como lema tripartido.

Slogans e frases de efeito:

* Liberté, Égalité, Fraternité - O slogan da República Francesa anterior a 1790.

* Mais rápido, mais alto, mais forte - o lema olímpico, uma tradução do latim "Citius, Altius, Fortius".

* Veni, vidi, vici - Uma tríade traduzida do latim como "vim, vi e venci", popularmente atribuída a Júlio César.

Bônus: (Vim, vi, irritei a direita, venci!), popularmente atribuída a Leonardo Martinez. 

Literatura:

* No Júlio César de Shakespeare, Marco Antônio inicia o discurso usando a regra dos três: amigos, romanos, compatriotas, me emprestem seus ouvidos, aos quais os plebeus começam a ouvir.

* Branca de Neve recebe três visitas de sua madrasta malvada.

* Em O amor por três laranjas, o herói escolhe três laranjas mágicas, e somente com a terceira é capaz de manter a mulher que brota dela.

Lei:

* Uma característica comum dos documentos legais que concedem propriedade ou concedem direitos, conforme elaborada por profissionais do direito, perpetua a antiga prática inglesa na qual a regra de três ecoa a Lei pretendida pela reformulação variável da lei em triplicado. 

* Por exemplo, em um instrumento de Vontade ou Confiança, a frase "eu dou, planejo e lego ..."

* E Geralmente (no tribunal), um exemplo comum é citado: "diga-nos a verdade, toda a verdade e nada além da verdade."

É isso aí, pessoal! Curtiram? Espero que sim. E desde já me perdoem pelo tamanho do texto. 

Links prometidos e referências