O Último Post do Hades

Excepcionalmente dessa vez, vou deixar Hades, o deus grego mais gostoso do disqus, dar licença ao seu alter ego, conhecido como Juliano no “mundo real”.


3 ANOS INESQUECÍVEIS!

Neste mês de janeiro de 2020, completam-se 3 anos desde a minha chegada a essa maravilhosa família do Recreio. Muito obrigado por tudo! Amo vocês!

O texto do post de hoje poderá agradar a muitos, e poderá entristecer alguns. Eu realmente nao tenho certeza. Bem, esse é o meu ato final, isso é um post de despedida. Caso esteja com preguiça de ler o textão que vem a seguir, pode parar por aqui. O resumo de tudo isso é que estou me despedindo do Recreio e do Disqus.

Para os que optaram pela péssima decisão de continuar, começo dizendo que o Recreio tem, disparado, a melhor turma do disqus. A mais legal. A mais receptiva. A mais tolerante. As vezes parecemos até família aqui. E tenho orgulho de dizer que essa é a minha casa no disqus. Por mais que eu goste de conhecer novos lugares ou frequentar lugares antigos de tempos onde eu ainda nem conhecia o Recreio, (como os agora finados SodaPop, Nerdologista, Zona Negativa e Utopia Nerd), gosto de ser reconhecido como o “Hades do Recreio”. O Geeks In Action (minha 1ª casa no disqus, pela qual também tenho muito carinho) que me perdoe, mas é muito legal fazer parte do Recreio! Conhecê-lo foi a melhor coisa que me aconteceu no disqus. Entretanto, é chegada a hora de partir meus amigos. Aqui neste lugar, recebi mais do que pude dar. Vocês são bons meninos (as). Que continuem assim.

Lembro-me de achar estranho quando a Sara (antiga comentarista e sim, mulher de verdade) no finalzinho de 2017 fez um post só pra se despedir e avisar que estava deixando o site. Na época, eu imaginava que se algum dia eu fosse embora, só iria sumir e pronto. O que eu não contava era com a grande afeição e consideração que passaria a ter por esse lugar e pelas pessoas que aqui estão. Hoje entendo o porquê da Sarinha ter feito aquele post.

Quando comecei a frequentar aqui, não podia imaginar como as coisas seriam. O início foi incerto e um tanto confuso, começando a conhecer os “estranhos” que, de certa forma, passariam a fazer parte da minha vida, todos com histórias escondidas por trás de imagens de perfil e nicks aleatórios. Aliás, toda essa impessoalidade, essa ausência de lastro, de maiores informações, talvez seja a verdadeira “graça” do disqus. Afinal, aqui todos podem “morrer” e “renascer” como pessoas totalmente diferentes, com estilos diferentes, personalidades diferentes e até com gêneros diferentes (infelizmente isso acontece muito aqui rsrs). Pode ser que um dia eu “renasça”? Pode ser. De uma maneira diferente? Certamente não, pois minha personalidade aqui nada mais é do que uma emulação do meu “eu” da adolescência, de forma um pouco mais exagerada e expansiva, e é assim que me divirto aqui.

A todos que aqui permanecerão, rogo para que jamais permitam que o “politicamente correto” e o “não me toque” tomem conta deste lugar. Sejam sempre receptivos com os novatos, não caiam na vala comum dos antigos canais de formar panelinhas. Também tenham cuidado com julgamentos e atitudes precipitadas meus amigos. Lembrem-se do ambiente em que estamos, sempre. Sempre! Afinal, é de uma estupidez enorme que alguém leia um comentário "chocante" de um perfil do disqus com nome de super-herói, de deus mitológico, de monstro, de personagem de novela/série, etc; e leve esse comentário tão a sério a ponto de emitir um julgamento a respeito da pessoa por trás do teclado, a ponto de deixar de falar com essa pessoa, de se tornar hostil com essa pessoa, baseando-se somente nisso e em sua conhecida "personalidade" no disqus. "Disqus serious business" não dá, é coisa de gente sem noção...
(Aqui vale um parêntese: As meninas desse site são adultas. Sabem se defender muito bem. Não precisam que ninguém faça isso por elas. Lembrem-se que esse site é composto majoritariamente por homens - a maioria homens apenas biológicos, mas enfim - e que se dependesse da participação de mulheres, ele provavelmente já não existiria mais. O que é mais importante aqui? A comunidade, TODOS os comentaristas, certo? Todos devem ser valorizados e tratados de maneira justa.)

Aqui no Recreio passei meus melhores momentos do disqus, fiz amigos, me diverti, me desestressei. Por isso saio contente! Esse é um momento especial! É hora de olhar para trás e relembrar com carinho das coisas boas que aconteceram. Com uma ponta de tristeza, sem dúvida, mas com inúmeros bons momentos para relembrar.
Depois de uma “bem-sucedida” (risos) trilogia de posts humorísticos, eu até cheguei a começar a preparar o esboço de uma nova trilogia de posts, e estes seriam posts “de verdade”, sobre finanças pessoais e mercado financeiro (mas com pitadas de humor, afinal, ainda seriam posts do Hades), temas estes que, como alguns de vocês bem sabem, são uma verdadeira paixão para mim. O título do primeiro post seria: “Educação Financeira: Uma matéria fundamental não lecionada no ensino fundamental das escolas”. O do segundo seria: “Finanças pessoais: Por que você deve tratar seus ganhos de trabalho assalariado da mesma maneira como empresas tratam seus resultados financeiros”. E por fim, o terceiro: “Mercado Financeiro: Porque as pessoas deveriam buscar se aproximar do mercado de capitais e se afastar do mercado de crédito”. (Não mais farei os posts, mas deixo como ideia/inspiração para pessoas tão ou mais capacitadas que eu, como o Ricardo ou o Davi). Se houvesse um feedback positivo por parte dos leitores (o que pra mim seria muito improvável), eu daria continuidade e faria mais, me aprofundando no assunto, falando sobre investidores e especuladores, sobre investimentos e trading, giro financeiro, alavancagem e exposição máxima, etc. Por fim, acho que voltaria aos posts lixos humorísticos no final do ano.

E por que me vou? Por que se apegar a um motivo? Para que explicações? Esqueçamos as pequenas coisas mortificantes, isso torna tudo menos penoso... Lembremos apenas as coisas boas e que valem a pena serem lembradas e digamos a pequena palavra mágica: Adeus.
Ok, tô brincando. Eu considero muito vocês para simplesmente ir embora e não dizer o motivo. Vou fazer uma explicação mais ou menos resumida e rápida: Falta de tempo por causa da rotina na vida “real”. Quando vinha todos os dias (todo o ano de 2017 e o 1º semestre de 2018) dormia muito tarde (isso aqui vicia mesmo), então precisei diminuir as visitas por isso e com certeza perdi muitas noites legais aqui. Sempre gostei de fazer parte do cast “regular” do Recreio, me chateia ser apenas “recorrente” ou fazer “pequenas participações”. Além disso, já há algum tempo sinto que minha vida precisa mudar. Preciso de novos hábitos, de correr atrás de novos objetivos, tenho um projeto que há tempos desejo iniciar e... Conheci uma moça (sim, no dia do amigo secreto, quando o Ricardo justificou minha ausência dizendo que eu iria sair pra jantar com uma @, ele disse a verdade rsrs). Uma moça que me fez sentir certas palpitações e ansiedades que há tempos não sentia... Enfim, tudo está mudando e com isso senti que meu tempo aqui havia chegado ao fim. Houveram outras duas ou três ocasiões em que fiquei um bom tempo longe daqui, algumas vezes passando até 3 meses sem fazer nenhum comentário, mas dessa vez é diferente. Diferente porque minha intenção é a de não retornar novamente, e também porque antes, mesmo afastado, eu sempre dava uma olhada nos comentários, sobre o que estavam falando, quem estava por aqui, etc.
Ainda assim, não posso categoricamente afirmar que “nunca mais retornarei” ou que “desta água jamais beberei novamente”. A intenção é essa, mas, como disse, esse lugar é muito querido por mim, e pode ser que em algum momento a saudade bata forte. Contudo, uma coisa eu posso afirmar categoricamente: Se (e somente se) eu decidir retornar, não será antes do dia 15 de dezembro deste ano de 2020. E por que? Por causa do novo projeto que citei acima, onde não quero dar brecha para nenhum tipo de distração. Quero estar 100% focado durante todo o “miolo” do ano (período de fevereiro a novembro). Estou dizendo isso porque acho que algum fake poderá aparecer (inclusive, utilizando meu nome de usuário, já que minha conta no disqus será apagada), e, caso isso ocorra antes dessa data, vocês poderão ter plena certeza de que de fato não sou eu. Caso apareça alguém aqui com o nome de Hades após o dia 15/12, pode ser que seja eu. Para terem certeza, façam as seguintes perguntas para o fake/mim: De qual pessoa do disqus o Hades tem o whatsapp? E em que ano e onde ele conheceu essa pessoa? Essas são perguntas que apenas o Douglas saberá a resposta.

Felizmente, apesar do meu jeito escroto, lixo amalucado, deixo o Recreio sem nenhuma inimizade (acho). Houve antes uma situação com a nossa grande Claudinha que me incomodou, pois no início não tivemos uma boa relação devido a algumas bobagens que (pra variar) andei fazendo quando ela chegou aqui, em meados de 2017. Isso me deixava particularmente chateado, uma vez que ela rapidamente se tornou uma das pessoas mais queridas do Recreio. Mas felizmente, ainda no final daquele ano, tudo foi resolvido a contento, e tenho certeza que a Claudia passou a gostar de mim tanto quanto passei a gostar dela. Sabe gente, eu ainda tenho dificuldades pra acreditar no que aconteceu com ela. Sei lá, ela sempre foi tão uma mulher tão firme aqui, tão inteligente, perspicaz, decidida, de opiniões fortes e próprias, de postura altiva (mas jamais arrogante), que não consigo acreditar que ela se foi tão jovem (26/27 anos), que ela passou por tantos problemas como depois soubemos que passou. Isso mostra que mesmo o supostamente “mais forte” aqui, pode ser uma pessoa frágil na “realidade” (não estou dizendo que a Claudinha era frágil, por favor, não me interpretem mal). Isso mostra que não é possível saber como as pessoas realmente se sentem apenas observando seus comentários aqui. Uma característica que aparenta ser comum nas pessoas aqui é a solidão. Muitos comentam sobre isso. Muitos dizem ter problemas pra se relacionar no “mundo real”. Muitos afirmam ter problemas familiares. Alguns dizem que mal falam com o próprio pai, o que é muito triste.
Por fim, gostaria de me dirigir especialmente àqueles os quais eu “peguei no pé” durante muito tempo, pessoas como o Fernando, o Cyborg ou o Chris. Eu gostaria que soubessem que só pego no pé de quem eu realmente gosto (e isso não quer dizer que eu não goste de quem eu não pego no pé, pra deixar bem claro rsrs). Vocês são pessoas que tenho em alta conta, em alta consideração, pessoas que gosto. Não sei se o Fernando irá se lembrar, mas em 2018, quando ele foi banido daqui, fiz questão (junto com o Caverninha e o João Luiz) de ir até o blog dele pra continuar mantendo contato. Definitivamente eu não faria isso se fosse alguém que eu não gostasse. Eu até acho que alguns de vocês saibam disso, mas é importante que eu diga, até por que, não sabemos quem no disqus tem uma vida boa, quem tem uma vida ruim, quem é alegre, quem é triste, quem é depressivo... E eu nunca quis ser um cara que, de repente, ofende ou coloca alguém pra baixo. Eu falo as coisas aqui pra brincar, pra rir, pra zoar, não pra ofender nem machucar ninguém. Mas a verdade é que eu não controlo os sentimentos e reações de quem está do outro lado da tela, por mais “puras” que sejam as minhas intenções. Então, se alguma vez você que está lendo esse texto agora se sentiu ofendido ou até muito ofendido por algo que eu disse, seja diretamente a você ou não, saiba que eu quero lhe pedir sinceras desculpas nesse momento e que nunca, jamais tive a intenção de lhe ofender.

E é isso. Exagero um texto deste tamanho só pra se despedir no disqus? É, pode ser. Pensando bem, é um exagero sim. Um puta exagero. Mas a verdade é que vocês não fazem ideia de quantas vezes este lugar foi utilizado como escape, um lugar para me esquecer dos problemas, pra fugir da rotina solitária e por vezes massacrante do dia a dia, um lugar onde minha única preocupação era voltar a ser um adolescente, um moleque (safado e retardado), brincando, trollando, fazendo escrachos, fazendo comentários jocosos, enfim, me divertindo e sorrindo de verdade. Além disso, um texto deste tamanho demonstra o quão grande é o meu apreço e consideração por vocês e por este lugar.

Caso alguém tenha tido a sacrossanta paciência de ler esse post até aqui, saiba que fico verdadeiramente grato. Muito obrigado! Pra mim, a última impressão é a que fica, e com esse post, estou me esforçando ao máximo para deixar a melhor impressão possível. Foi difícil escrever esse texto, várias vezes eu pensei em desistir (a vontade de continuar é grande, mas o desejo de mudar é ainda maior), o Recreio é especial pra mim e foi muito bonito fazer parte disso.

Hoje me despeço de vocês, desejando que este site cresça cada vez mais, mas conserve este ambiente maravilhoso de sempre. Quem sabe um dia não nos esbarramos por aí? O mundo não é tão grande assim...

Um fortíssimo abraço meus amigos! Mais uma vez, obrigado por tudo! Que Deus abençoe ricamente a vida de cada um de vocês, que Ele se compadeça de vocês, os ilumine, guarde e proteja! Cuidem-se bem!

Juliano A. C. S. G., Goiânia-GO