Desbravando as Minas Gerais

 

"Oh, Minas Gerais

Quem te conhece não esquece jamais"


A música de Tonico & Tinoco, ilustra bem o que é esse estado. Então hoje vamos falar de suas cidades e pontos turísticos.


Bandeira do Estado De Minas Gerais 


São Thomé das Letras


Para começar a falar desse estado, precisamos falar sobre a cidade mística, que todos os anos atrai milhares de pessoas, principalmente grupos esotéricos, ufólogos, mochileiros e hippies.

Segundo as lendas São Thomé das Letras, é um dos sete chacras da Terra ou pontos de grande energia. 

Os chacras ou portais energéticos são locais de grande quantidade energia que fluem pelo nosso planeta, as pessoas acreditam que esses locais de enegia possiblitam um crescimento espiritual e favorecem a meditação, muitos buscam esses locais para uma conexões com nosso ser interior.


Casa da Pirâmide - São Thomé das Letras.

A Casa da Pirâmide, é o local mais famoso de São Thomé das Letras, é o lugar em que as pessoas se reúnem todos os dias para ver o nascer e por do sol na cidade.

Ladeira do amendoim 

Ladeira do amendoim: Outro ponto muito famoso da cidade, é a ladeira do amendoim, um lugar curioso onde as pessoas relatam que os veículos mesmo com motor desligado, continuam subindo a ladeira. Fato que ajuda a fomentar as crenças da existência de um grande campo magnético em formato de diamante na parte subterrânea da cidade. O que também seria responsável pelas manifestações ufológicas. 

Apesar de ser mais legal acreditar que os veículos sobem a ladeira sozinhos, existe uma explicação científica para isso.
O motivo para a fama está na topografia do local, que causa ilusão de ótica e passa a sensação de que a ladeira é um aclive, quando, na verdade, é um declive. Na prática, ao parar o carro e tirar o pé do freio, a sensação é de que o veículo está subindo a rua, mas na realidade ele está descendo.


Diamantina 


Com mais de três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar a município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado diferente de muitas cidades históricas brasileiras.

      Visão geral de Diamantina 

A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do Ouro e Diamante, então nada melhor do que começar a conhecer essa linda cidade pelo museu do Diamante

Museu do Diamante 

Instalado em um antigo casarão do século XVIII, o Museu do Diamante funciona na casa onde viveu o inconfidente padre Rolim. Em 1950, o imóvel foi tombado e em seguida tornou-se museu.

O Museu tem seu acervo composto por um conjunto de peças de valor histórico e artístico dos séculos XVIII e XIX, relacionados com a mineração de diamantes e ao cotidiano citadino do antigo Arraial do Tijuco, dos quais se destacam: oratórios, santos de rocca, imaginária religiosa, minerais e balanças de pesagem de ouro e diamante.

      Casa da Chica da silva

 Casa da Chica da Silva, local onde viveu um dos maiores nomes da história de Diamantina.
Andar pelo interior da residência dá a dimensão de como era a vida dos abastados moradores de Diamantina, realidade também vivida por Chica da Silva, mulher negra e escrava alforriada casada com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. 

     Casa da Glória 


 Casa da Glória, que é uma das atrações arquitetônicas mais famosas da cidade e fica na Rua da Glória. 

A passagem liga dois sobrados históricos dos séculos XVIII e XIX. Já abrigou o colégio das irmãs vicentinas e hoje é sede do Instituto Casa da Glória da UFMG, que é um órgão Complementar do Instituto de Geociências.


Descendo a rua da Glória, você encontrará  a estátua de JK, o prédio banco do Brasil e a Catedral Metropolitana.

Ouro Preto

A riqueza das jazidas da região explica a primeira denominação, Vila Rica, bem como sua designação, em 1720, para capital da Província das Minas Gerais, criada pela Coroa Portuguesa para administração daquele território.

Paisagens de Ouro Preto

Principal cidade do denominado Ciclo do Ouro, Ouro Preto, além de ter sido o berço de artistas, responsáveis pelas mais significativas obras do barroco brasileiro, foi também o cenário do movimento pela independência do Brasil em relação a Portugal, chamado de Inconfidência Mineira, cujo mártir, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tornou-se o patrono cívico do país.

  
Praça Tiradentes 

 A Praça Tiradentes está localizada no coração da cidade de Ouro Preto, ela foi o local onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi exposta em 1792.

Igreja de São Francisco de Assis

Outros grandes atrativos da cidade de Ouro Preto são suas igrejas de Arquitetura Barroca.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

A basílica de Nossa Senhora do Pilar, é impressionante por dentro, tem mais de 400 quilos de ouro em seu interior, isso a torna a segunda igreja mais rica em ouro no país, atrás apenas da Igreja de São Francisco, em Salvador.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja do Carmo teve sua construção iniciada em 1756 e concluída em 1780. Alguns altares e a pedra entalhada da fachada são atribuídos a Aleijadinho e o altar mor é de Mestre Ataíde. 

   Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Igreja de Nossa Senhora do Rosário: a igreja mais diferente de todas, pois ela é composta por duas construções ovais. 

  Igreja de Santa Efigênia

Igreja de Santa Efigênia: construida de 1733 a 1785, conta-se que foi construida pelo escravo alforriado Chico Rei e sua tribo, com o ouro tirado da Mina da Encardideira. No interior do templo, os quatro altares invocam Santa Rita, Santo Antônio Noto, São Benedito e Nossa Senhora do Carmo. A talha da capela-mor é de autoria de Francisco Xavier de Brito, sob a supervisão técnica de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho.


Existem várias outras atrações, além das igreja e capelas na cidade.


Tiradentes 

A cidade de Tiradentes é uma das mais importantes para a história do país, sendo um dos mais relevantes centros produtores do estado de Minas Gerais. Fundada em 19 de janeiro de 1718, Tiradentes foi desmembrada da vila de São João del-Rei. 


Após a proclamação da República, o município passou a ser chamado de Tiradentes, devido ao mártir da Inconfidência Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

      Maria fumaça

Maria fumaça:  A Maria Fumaça que liga São João del Rei à Tiradentes é a mais antiga em operação no Brasil e atrai turistas do mundo inteiro.

     Igrejas de Tiradentes 

Igrejas: E assim como todas cidades históricas de Minas Gerais, não poderiam faltar as belas Igrejas da cidade de Tiradentes.

São João del-Rei 

São João del-Rei é uma das cidades mineiras mais ricas historicamente. Berço do ex Presidente Tancredo Neves, as igrejas guardam tesouros culturais de artistas barrocos como Aleijadinho. As ruas estreitas de paralelepípedo carregam memórias de personalidades e pessoas comuns que participaram de períodos importantes do nosso país.

   Igreja de São Francisco 


Igreja de São Francisco de Assis é um templo católico fundado pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis. A igreja, começada em 1774, é um dos principais marcos da arte colonial brasileira, tornando-se famosa pela beleza de sua arquitetura, pela riqueza de sua talha e pela participação nas obras.


 Lago do Carmo

Lago do Carmo: O Largo do Carmo é um dos locais mais preservados na arquitetura colonial. As ruas de paralelepípedo e os casarões são uma volta ao passado.

Ponte da cadeia

Ponte da cadeia: Um dos mais conhecidos marcos da cidade de São João del Rei (MG), a ponte da Cadeia impõe-se na paisagem urbana com seus arcos e muradas de pedra, próxima da atual sede da Prefeitura Municipal.


Uberlândia 

      Visão de vários pontos de Uberlândia 

Segunda maior cidade de Minas Gerais, Uberlândia tem uma população de 713.232
habitantes. 


Do topo, da esquerda para a direita: panorama da cidade; Praia Clube; Igreja Nossa Senhora do Rosário; Parque do Sabiá e Mercado Municipal de Uberlândia.


Monte Verde

Conhecida como a "Suíça Brasileira"
Monte Verde fica a mais de 1500 metros de altitude, ao extremo sul de Minas Gerais.


Em 2022, essa pequena cidade foi eleita a 6° cidade mais acolhedora do Mundo.
Além disso, Monte Verde chama atenção por sua arquitetura alpina, herança dos imigrantes europeus e pela variedade dos atrativos turísticos, como pousadas aconchegantes, hotéis e spas luxuosos, além de restaurantes de diversos estilos, de bistrôs a cantinas italianas, de botecos a restaurantes mineiros, com boas opções de lojas de sabonetes, roupas ou chocolates.


Belo Horizonte 

       Pontos diversos de Belo Horizonte 

Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país. Sofreu um inesperado crescimento populacional acelerado, chegando a mais de um milhão de habitantes com quase setenta anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, ocorreu também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista, notadamente as casas do bairro Cidade Jardim, que ajudaram a definir a fisionomia da cidade.

Circuito Liberdade 

Belo Horizonte, conta com o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que é considerado um corredor cultural entre Minas e o mundo. Localizado na região central de Belo Horizonte é, atualmente, o maior complexo cultural do país. Ao todo, são nove espaços e museus em funcionamento e 12 no total, além de diversas outras atrações.

  Praça do Papa


Praça do Papa é um ponto turístico localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Ela é assim chamada em homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou a cidade em 1980. A praça fica no alto de uma colina, o que permite uma vista panorâmica da cidade

       Mercado Central de Belo Horizonte 

Mercado Central: O Tradicional em Belo Horizonte, o Mercado Central BH é uma das paradas obrigatórias da capital mineira e é considerado o melhor mercadodo país e em 2016 foi considerado o 6° melhor mercado do mundo. Além de ser parte essencial da história de Belo Horizonte, o mercado reflete aspectos culturais e sociais da identidade da cidade. Lá, encontra-se de tudo um pouco. De especiarias a artesanatos, de serviços como cabeleireiro a peças de eletrodomésticos antigos.


Complexo da Pampulha/ Mineirão e Mineirinho

Complexo da Pampulha: O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, composto pela Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, edifício do antigo Cassino, Iate clube, Casa JK e a Capela São Francisco de Assis, foi construído nos primeiros anos da década de 40. Concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer, por encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck, foi a primeira Igreja modernista da arquitetura brasileira.

Construída de 1943 a 1945, a Igreja teve sua ornamentação concluída em 1957. Foi entregue ao culto religioso em 1959, quando ocorreu sua doação, pela Prefeitura da Capital, à Arquidiocese de Belo Horizonte. Foi tombada em 1947, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em 2016, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que já era extrema importância para a história do país, ganha mais um novo sentido cultural, quando recebe a titulação de Patrimônio da Humanidade. A decisão foi tomada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Istambul, na Turquia.

Igreja de São Francisco 


Com o recebimento do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a Capela precisou passar por obras de intervenção e restauração. No dia 19 de novembro de 2017 foi fechada para obras estruturais, manutenções e reparação e restauração. Os quadros que retratam a via sacra, pintados por Portinari, foram retirados da Capela e passaram por um restauro minucioso.

No dia 4 outubro de 2019, no dia de São Francisco, a Capela foi reinaugurada e desde então se mantém aberta atribuindo tanto os valores tradicionais religiosos, quanto os valores resinificados por seu caráter cultural.

              Mineirão e Mineirinho 
   

Mineirão e Mineirinho: Aos arredores da Lagoa da Pampulha, também se encontra, o Mineirão e Mineirinho que abrigam partidas de Futebol dos times da cidade e jogos de vôlei e basquete.


Deixo aqui outras sugestões de pesquisas para quem tiver curiosidade:

  • Mariana
  • Brumadinho
  • Capitólio 
  • Santana do Riacho 
  • Poços de Caldas
  • Carrancas

Depois desse nosso pequeno tour pelo Estado de Minas Gerais, encerro com um trecho de um dos poemas da Inconfidência Mineira.


"Atrás de portas fechas,
a luz de velas acesas,
entre sigilo e a espionagem,
acontece a Inconfidência.

E os seus tristes inventores
já são réus - pois se atraveram
a falar em Liberdade
(que ninguém sabe o que seja).

Liberdade - essa palavra
que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda".

Cecília Meireles