Do Supermercado à Mesa: como a rotulagem frontal está mudando a forma como comemos

 Você já foi ao mercado e se perguntou por que as embalagens dos seus produtos favoritos estão agora com uma lupa, destacando um teor extra de gordura? A cena é familiar: você está percorrendo os corredores, procurando os itens que normalmente enchem sua despensa, apenas para ser confrontado com um detalhe notável — um aviso proeminente de que o produto em suas mãos contém um alto teor de gordura. Essa mudança sutil, mas significativa, na rotulagem dos alimentos está se tornando cada vez mais comum em muitos mercados. Mas por que essa ênfase repentina nos níveis de gordura? O que mudou para os fabricantes sentirem a necessidade de destacar essas informações de maneira tão proeminente?



Vamos entender melhor. Na imagem abaixo, podemos ver a partir de qual quantidade de ingredientes as empresas são obrigadas a colocar a lupa no rótulo de sua embalagem.


Aqui estão alguns pontos importantes das novas regras de rotulagem nutricional:

  1. Identificação de Açúcares Totais e Adicionais: Os rótulos devem declarar tanto os açúcares totais quanto os adicionados.

  2. Valor Energético e Nutricional por 100 g ou 100 ml. Essas informações devem ser fornecidas para facilitar a comparação entre produtos.

  3. Número de Porções por Embalagem: Os rótulos devem indicar quantas porções o alimento contém.

  4. Tabela de Informação Nutricional: Ela deve ser branca com letras pretas para ressaltar as informações.

  5. Localização da Tabela: A tabela deve ficar próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, sem quebras.





Essa medida está em vigor desde outubro de 2022. No entanto, foi somente em 2023 que começamos a ver mais isso, pois as empresas não estavam adotando a lei criada pela Anvisa, inclusive até hoje a justiça cobra empresas para incluírem o rotulo em seus produtos. O objetivo é facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos, auxiliando os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais conscientes.




rotulagem nutricional nos produtos oferece informações valiosas para os consumidores, a fazer escolhas mais conscientes no mercado. Veja como isso ajuda:



    Essa iniciativa busca não apenas informar, mas também promover uma cultura de saúde e bem-estar entre os consumidores. Ao tornar as informações nutricionais mais acessíveis e compreensíveis, espera-se que as pessoas façam escolhas mais conscientes e saudáveis ao selecionar seus alimentos. Com o tempo, essa mudança na rotulagem pode contribuir significativamente para a melhoria dos hábitos alimentares e, consequentemente, para uma população mais saudável e informada.