Coração de Estudante: Review e Análise da Novela

     Por: RicardE


Introdução:

    Coração de Estudante foi a novela de número 60 dentre as novelas das 6 da Globo, exibida em 2002 em 185 capítulos. Substituiu A Padroeira e foi substituída por Sabor da Paixão. Teve direção de grandes nomes da emissora, como Rogério Gomes e Ricardo Waddington, e autoria de Emanuel Jacobina, um dos criadores e autor da maioria das temporadas de Malhação.


Sinopse resumida da novela:

        O professor Edu é noivo da tempestuosa Amelinha Mourão e está de mudança para a cidade de Nova Aliança, com o objetivo de dar uma vida mais tranquila ao filho Lipe. Ele conhece Clara, jovem advogada com quem compartilha ideais socioambientais e os dois se apaixonam. [https://memoriaglobo.globo.com]

Sinopse completa:

            Preservação do meio ambiente e exercício da cidadania eram os pilares de 'Coração de Estudante'. O professor de Biologia Edu (Fábio Assunção) é um homem idealista que se muda com o filho Lipe (Pedro Malta) para a charmosa e fictícia cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, em busca de qualidade de vida. Edu é noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do rico e ganancioso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). Mas essa relação se desestabiliza quando Edu se apaixona pela sonhadora advogada Clara (Helena Ranaldi), filha de Lígia (Jussara Freire) e do experiente advogado Raul Gouveia (Marcos Caruso). Edu é pai solteiro e procura estar sempre presente na vida de Lipe, tentando mantê-lo afastado da mãe, Mariana (Carolina Kasting), cuja dependência química e consequente irresponsabilidade não lhe deram condições de criar o filho. [https://memoriaglobo.globo.com]

 Vinheta de abertura, de intervalo e encerramento:


Chamada de elenco fictícia: (a original tinha qualidade muito baixa)

Audiência:

        A média geral da trama teve 29,8 pontos de audiência no IBOPE, acima dos 25,9 da novela anterior, A Padroeira, e bem acima dos 23,9 de Sabor da Paixão, novela que veio em seguida. O último capítulo marcou 40 de média. No Vale a Pena Ver de Novo, em 2007, marcou 17,2 de média. 

Curiosidade:

        A novela marcou a primeira vez em que Adriana Esteves e Vladimir Brichta, intérpretes dos personagens Amelinha e Nélio, contracenaram, ainda como amigos. No ano seguinte, os atores, que faziam juntos a novela Kubanacan, assumiram o namoro. [https://memoriaglobo.globo.com]



Cenas iniciais:


Análise pessoal:

        Assisti ao primeiro capítulo da novela apenas por curiosidade, sem pretensão de acompanhá-la, assim como fiz com outras novelas atualmente no Globoplay. No entanto, a novela conseguiu me prender rapidamente.

        O ritmo inicial pode ser considerado lento. Como ela se passa em uma cidade do interior, no final das contas todo mundo se conhece de alguma forma, mas incrivelmente, cada capítulo fica melhor que o outro rapidamente. A vilã principal realmente é uma vilã, extremamente emocional, e capaz de loucuras, como tentar matar para ter o seu amor. É uma novela que, apesar de ser mais leve do que as do horário nobre, começou muito sóbria, uma ponte entre o público jovem e as novelas com mais drama.

        Porém, é importante ressaltar que a novela tem uma mudança brusca, uma parte 2. No meio da novela, a emissora acreditou que os números de audiência não estavam muito bons, e trouxe outro autor, Carlos Lombardi, para supervisão de texto.

Parte "2" da novela:

        Entre os capítulos 70 e 80, percebe-se uma mudança brusca no modo como a história é contada. Alguns personagens começam a mudar de personalidade, de sérios para cômicos, até mesmo os vilões. Toda situação vira motivo para a introdução de algum trocadilho engraçado. As piadas começam a ter conotações mais adultas, muitas relacionadas às diferenças entre homens e mulheres. Essa foi a mudança que a entrada de Lombardi causou.

        No início essa mudança pega o espectador de surpresa, pois parece que está assistindo a outra novela. Apesar do estranhamento no começo dessa transição, não se pode dizer que a novela ficou ruim, apenas diferente da proposta inicial. Alguns personagens novos são introduzidos, enquanto outros mudam um pouco seu jeito de ser. Infelizmente essa mudança deixou alguns pontos da novela sem explicação.


Trilha Sonora:

        A primeira parte da novela conta com uma boa seleção de músicas nacionais, pouco conhecidas, mas boas de qualquer modo. A música tema da novela, Maria Solidária" de Beto Guedes traz um ar de nostalgia, infância e de cidade do interior ao ouvi-la. Outros destaques são Bola de Meia, Bola de Gude" do 14 Bis, Confesso" de Ana Carolina e "Paisagem da Janela" de Lô Borges.


        Na segunda parte da novela começam a tocar as músicas internacionais. Os grandes destaques ficam para Don't Let Me Get Me" de Pink, Dancing In The Moonlight" de Toploader, One Day In Your Life" de Anastacia, e principalmente Wherever You Will Go", da banda The Calling, tema do casal Clara e Edu.


Veredito:

        Vale a pena assistir aos primeiros capítulos da novela, pelo menos os 6 primeiros, referentes à primeira semana, para ver se vale a pena continuar. Achei a novela muito viciante de ver. A vontade é devorar todos os capítulos de uma vez. Mas é importante lembrar que o ritmo da novela muda quando se passa do capítulo 75. Os ganchos não ficam tão bons quanto antes, mas a dose de humor aumenta, o que pode agradar muita gente.


Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cora%C3%A7%C3%A3o_de_Estudante

http://gabrielfarac.blogspot.com.br/2002/09/coracao-de-estudante-audiencia-detalhada.html

https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/coracao-de-estudante/noticia/personagens.ghtml